ABIVIDRO ABRAÇA A CAUSA DA DOAÇÃO DE LEITE HUMANO COM A CAMPANHA



A ABIVIDRO,  entidade que reúne as indústrias de vidro do país, lançou em agosto de 2013 a campanha 'Doe Vidro. Doe Vida', em apoio à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR).

O projeto visa incentivar a doação de embalagens de vidro, reforçando a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano.

A Rede de Banco de Leite Humano do Brasil, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é considerada a maior e mais estruturada do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). São 212 unidades em vários

Estados do país que contam anualmente com a doação de mais de 100 mil mães.


 

CAMPANHA COLETA FRASCOS DE VIDRO



A ABIVIDRO decidiu abraçar a causa ao saber pelo coordenador do BLH do Instituto Nacional de Saúde da

Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira (IFF), da Fiocruz, dr. Franz Novak, que a única embalagem adequada ao armazenamento de leite humano é a de vidro e que há muita dificuldade dos bancos de leite e maternidades  em conseguir estes frascos. Segundo ele, são necessários 167 mil frascos ou potes de vidro por ano para esse fim.

O vidro é o único  material indicado para o acondicionamento de leite humano  e o mais seguro para alimentos e bebidas em geral por ser  inerte e  biologicamente inativo, características exclusivas deste material entre as demais embalagens. Os recipientes de  vidro evitam  contaminações e conservam os nutrientes e o sabor dos alimentos.

Os frascos a serem destinados aos bancos de leite têm que ter boca larga e tampa plástica, como os de café solúvel, maionese, geleias, entre outros.

No ano passado, uma doação inicial de 4.000 frascos de vidro foi feita  pelos associados da Abividro: O-I, Verallia, Wheaton, Nadir Figueiredo, SGD, Vidroporto e Vidraria Anchieta, e  outra de 700 recipientes foi feita pela Cetesb.

Em São Paulo, participam  da campanha os bancos de leite do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros; Hospital Regional Sul;  Hospital Maternidade Interlagos, da  Unifesp e do  Hospital Geral de Pedreira. A Abividro conta ainda com  o apoio da Central Nacional Unimed, da Faculdade Método de  São Paulo e do Instituto Fernandes Figueira (IFF), da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

As embalagens de vidro podem ser doadas nos próprios bancos de leite de São Paulo e Rio de Janeiro  e outros pontos das cidades. Em todos esses locais há urnas para depósito dos potes e cartazes com orientações. Os bancos de leite humano triam, esterilizam e armazenam os recipientes.

 

 

O COLÉGIO MARUPIARA É UM LOCAL DE DOAÇÃO DE VIDROS!

 

PARTICIPE!

© 1999-2019 MARUPIARA.NET - Núcleo de Educomunicação e Tecnologia - Colégio Marupiara Ltda