Sendo uma das primeiras escolas brasileiras a utilizar cotidianamente o G Suite para empresas, o Colégio Marupiara, a partir de 2016, também passou a fazer parte de um seleto grupo a utilizar o Google for Education, que compreende, além do G Suite for Education, ferramentas do Google especialmente voltadas à Educação, como o Google Sala de Aula.

Desde então, o Núcleo de Educomunicação e Tecnologia – Marupiara.Net tem proporcionado a ampliação do número de usuários do Google for Education, a fim de que todos em nosso Colégio sejam beneficiados por esta solução.

O que Google Educacional propicia aos estudantes? A utilização deste serviço à cada estudante propicia sua ambientação com ferramentas de produtividade / colaboração online (e-mail, agenda e editores de textos, planilhas e apresentações), bem como de comunicação (Hangouts Chat e Hangouts Meet), amplamente utilizados em meios acadêmicos e empresariais. Além disto, a utilização do Google Sala de Aula e outras ferramentas educacionais possibilitam um incremento do ensino-aprendizado, não somente pela possibilidade de uma melhor organização de estudos por parte do estudante, mas também promovendo um maior estreitamento da relação pedagógica e educacional entre professor e aluno.

Por que é importante que o estudante utilize uma conta Google Educacional? Diferente da conta Google tradicional (como o Gmail), a conta educacional proporciona o acesso a todas as ferramentas educacionais e é isenta de anúncios, que podem, além de distrair, levar o estudante a acessos indevidos. No tocante à segurança, a conta Educacional é administrada diretamente pela equipe do Marupiara.Net, o que possibilita no caso de esquecimento de senhas, ou nos casos em que os Srs. Pais queiram acesso à conta de seu(sua) filho(a), a retomada imediata de acesso à conta ou, no caso de uso indevido por terceiros, o seu bloqueio.

 

O que os Pais precisam saber e devem ficar atentos? A conta Google Educacional, embora seja monitorada pelo próprio Google e nossa equipe, não impede que o(a) estudante possa utilizá-la como um e-mail e/ou chat tradicional, bem como utilizá-la em cadastros em sites de terceiros. Por isto, recomendamos enfaticamente que os Srs. Pais sempre verifiquem os acessos de seu(sua) filho(a) periodicamente assim como o fazem no restante de sua vida escolar. Para os estudantes menores de 13 anos, também recomendamos que os Srs. Pais acompanhem a alteração da senha provisória pela definitiva e reforcem ao(à) seu(sua) filho(a) que esta conta é de uso exclusivo para as atividades escolares.

Quais estudantes do Marupiara tem acesso ao Google Educacional? Desde 20 de março de 2020, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio tem acesso ao Google Educacional se autorizado pelos pais.

Como o acesso é realizado? Através do endereço https://www.marupiara.net/marucloud o(a) estudante tem acesso à plataforma com seu próprio e-mail institucional do Marupiara.Net (ex.: nomedoaluno@marupiara.net). O primeiro acesso é realizado com uma senha provisória que cada estudante deve alterar para uma senha pessoal e intransferível de sua escolha. Recomendamos que se o(a) estudante tenha outras contas cadastradas em seu navegador​, que primeiro faça o logoff destas contas e depois o login com sua conta educacional, ou alternativamente, faça o login e aba anônima.

O que é necessário para a liberação do acesso do(a) estudante? Para a liberação, os Srs. Pais e/ou responsáveis deverão ler atentamente o documento Autorização para Utilização do G Suite for Education e, se de acordo, validarem a autorização encaminhada pela Equipe do Marupiara.Net via e-mail ou app ClipEscola.

Para saber mais sobre o Google for Education acesse https://edu.google.com/intl/pt-BR.

Dúvidas e/ou maiores informações podem ser encaminhadas ao e-mail: maruvirtual@marupiara.net

MaruCloud
MaruCloud
MaruCloud

MaruCloud