top of page

22ª Festa da Cultura Brasileira do Colégio Marupiara


Dança dos anos iniciais do Ensino Fundamental / Foto: Priscila Yamaguchi

Em 17 de setembro (sábado), das 10h às 18h, aconteceu no Colégio Marupiara a 22ª Festa da Cultura Brasileira, um evento anual que tem o intuito de celebrar a rica cultura de nosso país.

Em razão do isolamento social da pandemia de covid-19, após dois anos de isolamento social finalmente tivemos a oportunidade de ter esse momento tão esperado de receber toda a nossa comunidade escolar e seus convidados em nosso colégio. Em 2021, por exemplo, somente uma versão diferenciada do evento, batizada de #marucontrafome, havia sido realizada.

Apesar do dia ter iniciado chuvoso, logo no início da festa o sol apareceu proporcionando um dia radiante onde pudemos contemplar a cultura brasileira através de danças típicas feitas por nossos alunos, barracas de alimentação e brincadeiras.

Pela primeira vez a Festa da Cultura Brasileira foi organizada por uma empresa terceirizada. Isto permitiu que a escola se dedicasse ainda mais aos aspectos pedagógicos e socioculturais de sua produção, como ocorreu com as danças, que são de extrema importância para o nosso colégio, já que as coreografias são feitas pelos próprios alunos e em conjunto com os professores. A dança do 8º ano, por exemplo, celebrou o Boi de Parintins, originário de um dos maiores festivais do país que ocorre no estado do Amazonas.

A sonorização e animação das danças, bem como a divulgação do evento pelos canais de comunicação da escola, em especial pelas redes sociais, foi um processo realizado com muito carinho pelos estudantes do Núcleo de Educomunicação e Tecnologia da escola (Marupiara.Net), que se destacaram pelo cuidado e espontaneidade nas publicações, locuções e entrevistas.

A festa contou com barracas de salgados, como o acarajé, e sobremesas típicas brasileiras, como o açaí e brigadeiro. As turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental, bem como as do 2º e 3º anos do Ensino Médio também participaram da praça de alimentação, respectivamente, com barracas de doces, bebidas típicas e açaí, a fim de arrecadar dinheiro para auxiliar nos custos das viagens de estudos que serão realizadas pelas turmas.

Houve muita diversão com as barracas de brincadeiras, como a pescaria e boca do palhaço, que tiveram prendas de todos os tipos. A arrecadação destas barracas, com o auxílio do Núcleo de Ação Socioambiental do Marupiara - NAS, foi destinada às instituições beneficentes: Ação Univida e Casa de Celina.

Apesar do evento ter sido em um período diferente, em setembro e não em junho, tivemos um sucesso de público com pessoas de diversas regiões de São Paulo. Destacamos a presença dos ex-estudantes da escola, que além dos alunos atuais e seus familiares, trouxeram ainda mais alegria à festa.

Nosso agradecimento a todos que estiveram conosco abrilhantando nossa Festa da Cultura Brasileira, em especial àqueles que tornaram possível a sua realização.


Por Isabella Castilho, Laryssa Pfister, Luiza Passos e Flavio Higashi

Professores responsáveis: Priscila Yamaguchi e Mário Pérez


166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page