top of page

A origem do Continoom, evento anual das turmas de 9° anos




Hoje, dia 23 de outubro, acontecerá o Continoom 2021. Para saber mais sobre este evento, criado em 2018 pela turma que, hoje, está finalizando o 3º ano do Ensino Médio, conversamos com os estudantes Arthur Guerino e Brunna Ordones, representantes da turma do 9° ano EF - AF na época.

Este evento foi inaugurado a partir de uma proposta advinda dos próprios estudantes e desde então tem sido realizado anualmente como um projeto que considera a identidade e planejamento das turmas de 9º ano.


(Equipe de Jornalismo - Educomunicação) Como surgiu a ideia de fazer o Continoom?


(Arthur Guerino) A ideia surgiu em uma reunião com a comissão onde discutimos as formas de arrecadar fundos para a nossa viagem de formatura, logo, fazer um evento seria uma opção e, acabamos seguindo com essa ideia.


(Brunna Ordones) O 9° ano nunca tinha feito um evento na escola antes, e nós nunca tínhamos feito nada do tipo também. No começo, ficamos com um pouco de receio, mas estávamos decididos em fazer algo e seguimos com a nossa ideia mesmo com todas as dificuldades que passamos.


(E. J. - E. ) Como surgiu o nome "Continoom" ?


(B. O.) Estávamos procurando um nome que representasse a continuidade da nossa turma.


(A. G.) Começamos a pesquisar nomes em latim e grego, porém, os nomes gregos não remetiam muito bem ao significado que queríamos. Então, pesquisamos no latim, com palavras que eram mais próximas da nossa realidade, chegando assim, na criação de Continoom, que foi representado em sua identidade visual pelo símbolo do infinito.


(E. J. - E.) O que vocês levaram de todo esse processo de realização de um evento?


(A. G.) A maior lição para mim, foi perceber que, na maioria das vezes as coisas não vão sair perfeitas, mas o importante mesmo é que você fez e alcançou o objetivo que queria.


(B.O.) Para mim, foi um aumento em minha própria confiança e na da nossa turma em geral, por termos conseguido fazer um evento desse nível que nunca tinha sido feito antes. E também, foi extremamente importante a confiança e o espaço que a escola e a direção nos deram. Eles realmente acreditaram na nossa ideia e isso foi o que nos deu mais força. Todo esse processo foi essencial para o nosso crescimento porque tem coisas que você não aprende dentro da sala de aula. Tivemos que aprender a lidar uns com os outros, principalmente com os imprevistos que surgiram e como resolvê-los.


(E. J. - E.) Quais mudanças vocês perceberam na sua turma depois do evento?


(B.O.) Eu fiquei chocada porque foi uma mudança quase que instantânea depois do Continoom, todos muito unidos e em sintonia. Foi uma sensação muito gratificante para o coletivo.


(A.G) E termos alcançado nosso objetivo com o evento deu uma confiança e independência para a nossa turma toda em geral, com a direção e até com os pais, que ajudaram muito em todo o evento.


(B.O e A.G.) Nós somos eternamente gratos a toda a direção, professores e aos pais da nossa turma por terem nos fornecido e nos apoiado durante toda essa vivência que foi extremamente importante para o nosso amadurecimento.


Continuem acompanhando a história desse evento anual do Colégio Marupiara participando do Continoom 2021, hoje das 10h às 14h. Para mais informações sobre o evento acesse https://www.marupiara.net/continoom2021.




Para Marupiara.net

Equipe de Jornalismo,

Por Laryssa Pfister e Lívia Mendonça.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page