top of page

CAM (Contação, Ação e Movimento): a arte por meio de histórias infantis


Aula do CAM com a Profa. Isabela Martins
Aula do CAM com a Profa. Isabela Martins

Nasce um novo projeto para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais (EF-AI) no auge da pandemia e que começa, na verdade, como uma "contação de história". Nesse espaço são contadas histórias de uma forma mais teatral, utilizando falas e elementos lúdicos.

Houve demanda por criar esse novo projeto na pandemia, em uma tentativa de aproximar os alunos da escola, dado o momento complicado e atípico. Criou-se, assim, maior contato e aproximação com os estudantes durante esse período e, cada vez mais, esse projeto foi crescendo e tomando lugar dentro da escola.

Em conversa com a professora e fundadora do projeto, Isabela Martins, foi citada a importância dessa iniciativa em tempos tão difíceis: "não dava só para contar a história, então comecei a fazer algumas brincadeiras, alguns jogos com eles, e isso foi tomando um outro caminho". Isabela tem conhecimento na área teatral pois é formada na escola de teatro Célia Helena, além de sua formação em dança moderna na escola Paula Castro e pedagogia na UNIP (Universidade Paulista), e, por isso, quis dar um toque especial à essa proposta.

Após a volta às aulas presenciais, o projeto passou a ser conhecido por todos os corredores da escola como CAM. Mas, de onde vem o nome CAM?

CAM é a abreviação de Contação, Ação e Movimento, nome dado pela coordenadora do Ensino Fundamental - Anos Iniciais (EF-AI), Michele Pfister. Portanto, apenas os alunos dos Anos Iniciais têm participado dessas atividades, que acontecem toda sexta-feira, como uma aula que fica muito marcada para as crianças. É contada uma história diferente a cada ano do EF-AI e o modo, muitas vezes, acaba passando por alterações de acordo com a demanda daquela sala, já o carinho e esforço da professora continuam sendo os mesmos.

A participação das crianças no CAM tem um retorno extremamente positivo, pois, além de aprenderem com as histórias, elas também se divertem, ao explorarem os movimentos e realizarem atividades e brincadeiras.

As crianças adoram todas as aulas e contos, vivenciando o processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo que brincam!

Por Bruna Ginoza (3ºano EM) e Maria Eduarda Melo (2º ano EM)

Revisão de Priscila Yamaguchi

Para o Marupiara.Net


39 visualizações0 comentário
bottom of page