top of page

Dialogando com filmes





Nos dias 06, 07 e 08 deste mês, foi realizado o “E eu com isso?: Filmes”, projeto do NAS (Núcleo de Ação Social) que visa gerar um diálogo entre os alunos sobre os temas abordados nos filmes selecionados para cada sessão.


Durante esses dias os alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental - Anos Finais assistiram aos filmes, escolhidos previamente via formulário de interesse, e depois tiveram um debate sobre o mesmo, mediados pelos alunos do 2° e 3° ano do Médio.


Um dos filmes transmitidos no primeiro dia foi “Divertidamente”, que trata sobre inteligência emocional e aborda esse assunto de forma bem simples, para que seja de entendimento tanto das crianças quanto dos adultos. Assim, depois de assistido, os alunos conversaram sobre seus sentimentos e compartilharam seus medos.


No segundo dia, “Ela”, foi um filme que gerou diversos questionamentos entre os alunos. A ficção científica narra a paixão de Theodore pela voz do novo sistema operacional do seu computador. Trazendo temas muito atuais como os avanços tecnológicos, a dependência da internet e relacionamentos modernos.


Outro objetivo desse projeto é levar filmes de diversas culturas e épocas, para que os estudantes possam entrar em contato com conteúdos e formatos diferentes daqueles que já estão acostumados. Por isso, no terceiro dia tivemos filmes de diversas nacionalidades, como “O menino que fazia rir”, que é alemão, “Machuca” e “A língua das Mariposas” mostrando um pouco da cultura espanhola, e “Amor e Ódio", para representar o cinema francês. Depois de assistirem a estes filmes estrangeiros, os alunos conversaram sobre diversos temas, como o egocentrismo, machismo, liberdade, persistência, entre outros.


Por fim, todo esse projeto levantou diversas questões para os estudantes e trouxe filmes fora do que estão acostumados, mostrando diferentes roteiros e culturas. Além do diálogo e contato entre os alunos que é fundamental.



Bruna Ginoza, Lívia Mendonça e Luiza Nogueira

Equipe de Jornalismo,

Para Marupiara.net

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page