top of page

Educação “sem” Distância – novas possibilidades em tempos de quarentena


Nesta quarta-feira (27 de maio), a equipe pedagógica-educacional, do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio do Colégio Marupiara, disponibilizou às famílias daquele ciclo o vídeo Dimensões Curriculares, que problematiza as expressões “ensino e aprendizagem” e “ensino-aprendizagem” através da história da educação.

Este vídeo é o terceiro da série Educação SEM distâncias, iniciada com Marupiara Sem Distâncias e Avaliação do Tipo Prova, elaborada pelo orientador pedagógico-educacional do colégio, Ronaldo Barreto.

Ronaldo Barreto (foto: Lola Tachibana)

Para o orientador, a relação entre a Escola e Família ganhou novas possibilidades em tempos de quarentena, e a angústia vivida neste momento, ao contrário do que muitos pensam, pode potencializar ações para novos espaços de encontros e reencontros, além da construção de chaves a novos conhecimentos.

“Nestes espaços novos, ou melhor, dentro destas nossas “salas de reflexões”, forjamos a “Escola SEM Distância”. É através deste novo espaço que estamos tentando problematizar a educação e o desejo de forjamos os novos hifens, como por exemplo, Escola–Família. (...) Esperamos que estes vídeos possam nos hifenizar...”, afirma Barreto.

Em continuidade ao vídeo Dimensões Curriculares, há o Diagrama dos Saberes, no qual Barreto apresenta um fluxograma de identificação dos papeis da escola, família e escola-família no Novo Normal, e As Experiências no Processo de Ensino-aprendizagem, no qual aborda a construção do conhecimento e as relações humanas a partir da integração das experiências.

Vale a pena conferir todos os vídeos, que estão disponíveis na playlist Educação SEM Distância no canal do Marupiara.Net!

Da Redação

Marupiara.Net


EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA: Dimensões Curriculares

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page