top of page

Estudantes do 7º ano visitaram a Vila de Paranapiacaba


Vila de Paranapiacaba - Foto: Profa. Renata Molero

Em 16 de novembro, nossos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental puderam observar a Vila de Paranapiacaba, encravada na serra do Mar, bem como as características naturais de seu entorno (formas de relevo e o bioma da mata atlântica), através de um riquíssimo estudo do meio acompanhado pelos professores Manoel Lázaro (Geografia) e Renata Molero (Ciências), e os estudantes Victor Irias e Isabelli Faia do 3º ano do Ensino Médio.

O intuito desta saída de estudos foi desenvolver nos estudantes um olhar de pertencimento e composição literária, como ampliação do Projeto de Leitura e Escrita iniciado nas aulas de Língua Portuguesa, com o livro: “Crônicas de São Paulo”, de Daniel Munduruku, envolvendo as componentes curriculares de História, Geografia, Ciências e Artes.

Durante a visita a Paranapiacaba, termo tupi que significa “lugar de onde se vê o mar”, alunos e alunas realizaram uma trilha para entrar em contato com parte do bioma da Mata Atlântica, contemplando as características da flora e da fauna da região. Paralelamente, ao visitarem o acervo histórico-cultural, arquitetônico, industrial e tecnológico da cidade, relembraram que a construção da vila foi um marco no processo de desenvolvimento do estado de São Paulo, em um momento em que a expansão da lavoura cafeeira, em várias regiões paulistas, fez com que ocorressem profundas transformações econômicas e sociais em nossa capital.

Durante o percurso, os estudantes também revisitaram os estudos da construção da estrada de ferro (São Paulo Railway - SPR), bem como o desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XIX, onde ocorreu o emprego de máquinas à vapor. Desta forma, perceberam a importância da utilização, à época, de técnicas modernas para transposição da serra do Mar (Sistema Funicular), que facilitou tanto o escoamento da produção de café do interior para o litoral (porto de Santos) quanto o transporte de passageiros, principalmente imigrantes, do porto de Santos para a cidade de São Paulo.

Sem dúvida, esta visita ao alto da serra trouxe experiências e vivências inesquecíveis aos estudantes, que, mais uma vez, tiveram um aprendizado além dos muros da escola.

Da Redação Com a colaboração do Prof. Manoel Lázaro (Geografia)

Estudo do meio em Paranapiacaba - Fotos: Professores Manoel Lázaro e Renata Molero
Estudo do meio em Paranapiacaba - Fotos: Professores Manoel Lázaro e Renata Molero
81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page