O Expresse sua Arte é um evento recorrente no Colégio Marupiara, geralmente acontece antes das férias de julho e no final do ano. Ano passado fomos surpreendidos com a chegada da covid-19, o que acabou dificultando a realização deste evento e outros. Devido às circunstâncias, este ano trouxemos um novo formato de apresentação. Os alunos puderam usar do espaço físico e online da escola para se expressarem por meio de uma música, dança, poema ou desenho. Estes foram transmitidos pela webTV da escola no dia 21/08.
"O Expresse sua Arte já acontece há muitos anos no colégio, e não pode morrer. É um espaço livre pra vocês, alunos, ocuparem.” (Morgana Siqueira)
A professora e ex-aluna, Morgana Siqueira tomou a frente desse projeto este ano, que tem uma grande importância para ela desde que era estudante do Marupiara, e agora, ainda mais, como professora de Artes. Em suas aulas, Morgana sempre motivou seus alunos a mostrarem sua arte, e mencionava o evento como um possível espaço para isso.
“Apresentar sua arte, faz com que seus colegas te vejam de um jeito diferente e te admirem por isso.” (Morgana Siqueira)
Uma das apresentações do dia 21 foi realizada por ela, junto com duas alunas, Lorena e Manuela Oller. Elas fizeram uma coreografia com a música “Water” , da cantora Kehlani.
Para elas, a sensação de se apresentar foi uma mistura de sentimentos: ansiedade, nervosismo, mas também leveza e alívio após finalizar sua apresentação. Em seguida, a aluna do 3° ano do E.M., Giovana Chan, cantou e tocou no violão a música “Bem Melhor” da banda Lagum. Após sua apresentação, ela conta que a experiência de cantar na escola foi muito boa, porque sabia que seus amigos estavam a assistindo e admirando seu talento, assim como pessoas que ela não conhecia.
"A música é algo que nunca vai deixar de fazer parte da minha vida." (Giovana Chan)
Também pudemos perceber que a quarentena fez com que muitas pessoas se reencontrassem descobrindo novos talentos, como a aluna Lana Otaga, que no evento, tocou ukulele e cantou a música “Riptide” de Vance Joy.
“Sempre tive interesse musical, porém, os instrumentos em si são algo bem recente pra mim, ganhei o ukulele no primeiro dia da quarentena para não ficar muito parada e, desde então, não parei mais de tocar.” (Lana Otaga)
Finalizamos o Expresse Sua Arte com a apresentação de Bianca Sanchez, cantando “Quase sem querer” do Legião Urbana.
"Escolhi essa música porque fala muito sobre crescimento e amadurecimento, e que uma parte desse amadurecimento é exatamente não encontrar respostas para todas as perguntas que você tem.” (Bianca Sanchez)
Essa foi a primeira vez que a Bianca se apresentou sozinha, e todos ficaram surpresos e impressionados com seu imenso talento.
"Quando eu começo a cantar é uma experiência diferente porque eu me conecto com o que estou cantando, tento sempre trazer o sentimento e o significado da música. Inclusive isso é algo que aprendemos no Marupiara, principalmente nas aulas de artes. Sou muito grata por essa formação, que me permitiu pensar o "por que" estou cantando." (Bianca Sanchez)
Se apresentar publicamente pode ser um grande desafio, por conta de todo o nervosismo e ansiedade que isso gera. Os participantes do Expresse Sua Arte passaram por essa experiência e concluíram que para isso, o importante é focar somente em você e o que você está sentindo e expressando com a sua arte, sem se preocupar se você vai errar ou o que as pessoas irão falar de você depois.
Caso tenha interesse em assistir as apresentações citadas, a gravação do evento está disponível no canal do Marupiara no Youtube (https://youtube.com/c/MarupiaraNet).
Bruna Ginoza, Lívia Mendonça e Luiza Nogueira
Para Marupiara.net
Comentarios