top of page

Saúde Única? Guia Prático de autocuidado na Pandemia



No “Projetos Integradores: Saúde Única?” o estudo dos gêneros textuais que compõem os textos jornalísticos é tematizado pela pandemia. Após tanto tempo ainda são frequentes as notícias, os debates e as reflexões sobre o tema.

Já passou-se mais de um ano após o surgimento do vírus e dos primeiros casos e mortes, será que esse assunto já não cansou? E, depois de tanto tempo, como estão nossas vidas? Como estamos lidando com tudo isso? Talvez seja prudente tratarmos de outros assuntos, mas como falar de notícia atual se não for sobre o vírus, sobre a vacina ou sobre os efeitos da pandemia na sociedade, na economia, na educação ou nas ciências?


Esses foram alguns dos inúmeros questionamentos que permearam as discussões durante o planejamento deste projeto, e para nós educadores foi uma surpresa perceber o quanto os nossos encontros, nossas trocas e conversas foram importantes para a nossa própria saúde. A cada desdobramento discutido percebíamos o quanto a nossa compreensão poderia ser aumentada pela percepção (ou não) do outro.


Durante essas trocas de experiência, inseguranças e medos foram expostos, assim como parcerias e apoios foram demonstrados, o que permitiu que no coletivo nos fortalecêssemos individualmente para esta situação que ainda parece estar longe de terminar.


“Saúde Única?” questiona se a saúde é apenas a ausência de doença. Uma pessoa sem doença tem saúde? Nossos encontros têm mostrado que o bem-estar depende de um conjunto de cuidados. Cada um à sua maneira, alguns de nós mais ou menos espiritualizados, outros mais esportistas, sedentários, emotivos ou durões. Fato é que todos têm dicas importantes e sabem as experiências potencializadoras no enfrentamento do distanciamento social, e as trocas permitem que este período seja suportável.

Durante essas trocas, conhecemos o “Guia Prático de Autocuidado na Pandemia” elaborado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, e como o nosso Projeto visa integrar alunos e professores para facilitar a troca, o apoio e as parcerias, nada mais coerente do que compartilhar este material (link abaixo). Neste, descobrimos que “O autocuidado nos convida a cultivar momentos de calma, relaxamento e bem-estar, refletir sobre a saúde de forma integral: corpo, mente e espírito, pois “Quando cuidamos com carinho de nós mesmos, podemos cuidar melhor do outro!”. Ele se baseia em 7 pilares:


1) Movimento

2) Gestão de Estresse

3) Sono

4) Nutrição

5) Meio Ambiente

6) Relacionamentos

7) Espiritualidade


E, além disso, observa alguns cuidados com as crianças e adolescentes.


Boa leitura!



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page