top of page

Marucast: um projeto que conta histórias


Educadores e estudantes durante a abertura do Marucast

O Marupiara iniciou, neste 14 de setembro, o Marucast. Trata-se de um novo formato para a Verificação Geral, carinhosamente chamada pelos estudantes de VG, que desde 2014 possibilitava um dia com a aplicação de várias atividades avaliativas aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com a intenção de trazer a experiência da realização de provas semelhantes aos nossos principais vestibulinhos e vestibulares.


A ideia do Marucast surge neste momento de quarentena, na busca de novos formatos e entrada de novos participantes, para contemplar uma realidade que demanda cada vez mais a necessidade do pensamento ativo e crítico dos sujeitos sociais nos diferentes contextos do dia a dia. Este projeto também procura aproximar os estudantes da nova tendência de produção de conhecimento científico presente atualmente nas principais instituições de ensino superior.


Desta forma, nas próximas semanas, estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio serão acompanhados por seus professores em diálogos, pesquisas, planejamentos e elaboração de roteiros e de podcasts, onde terão a possibilidade de utilizar e desenvolver diferentes competências e habilidades sobre o tema central: “Desumanização e os processos sociais de invisibilidade e exclusão dos sujeitos”.

Para o lançamento das ideias introdutórias, no dia de hoje foi exibido o documentário “Menino 23 - Infâncias perdidas no Brasil”, seguida por uma roda de conversa entre educadores e estudantes, e transmitida aos demais alunos via streaming. Ainda nesta semana, serão realizadas 8 rodas de conversa, nas quais o tema central será apresentado e discutido em diferentes aspectos socioculturais e científicos (subtemas). Ao final, cada estudante deverá escolher um subtema ao qual, na semana seguinte, se debruçará e se aprofundará nos estudos e pesquisas, acompanhado por um grupo de educadores-orientadores. Nas terceira semana, alocados em grupos de interesse, os estudantes serão orientados na pesquisa e elaboração de um roteiro para a produção de um podcast, que será apresentado na última semana.


Certamente o Marucast é um projeto que contará muitas histórias, que poderão ser conferidas na primeira quinzena de outubro aqui em nosso site.


Da Redação Marupiara.Net

197 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page