top of page

Marupiara encerra o ano com apresentações, cerimônias de passagem e formatura


Michele Siciliano, Armando Tachibana e Marie Yamasaki na Cerimônia de Passagem do 5º ano do EF
Michele Siciliano, Armando Tachibana e Marie Yamasaki na Cerimônia de Passagem do 5º ano do EF

Colégio teve semana de apresentações de encerramento de projetos da educação infantil, bem como cerimônias de passagem e formatura dos ensinos fundamental e médio.

Em 10 de dezembro, o Marupiara iniciou seu período de eventos de final de ano com as apresentações de encerramento dos projetos de leitura e escrita da Educação Infantil.

Alunos do Infantil 1A e 1G demonstraram que cozinhar é uma arte repleta de alegria através do projeto do livro o Cozinheiro Atrapalhado, de Taline Schuback, desenvolvido pelas professoras Scheila Vincenzo, Daniela Margarido e Priscilla Higa.

Na sequência, a turma do Infantil 2A mostrou a importância de sempre se estar pronto a ajudar o outro, com o projeto baseado no livro Nosso Amigo Ventinho, de Ruth Rocha, desenvolvido pelas professoras Priscilla Higa e Andréa Bruno.

Já a turma do Infantil 2G, trouxe ao palco os malabarismos, bem como toda alegria e magia do circo, com o projeto desenvolvido pelas professoras Sara Sanches e Priscilla Higa, baseado no livro Sou de Circo, de Leninha Lacerda.

Em 12 de dezembro, foi a vez do 1º ano do Ensino Fundamental apresentar a temática da cultura indígena, com os projetos baseados no livro Kabá Darebu, de Daniel Munduruku.

O 1º ano A, sob orientação das professoras Gisleine Mamoni e Sara Sanches, mostrou a importância de se conhecer e respeitar a cultura indígena, independente de fronteiras.

E o 1º ano G, sob orientação das professoras Daniela Margarido e Andressa Venceslau, mostrou, com a temática indígena, a importância de valorizar a diversidade cultural através do respeito pelo outro.

Cada turma do 1º ano, após sua apresentação, recebeu um Darumá, simbolicamente representando a boa sorte e o desejo de perseverança para os próximos anos do Ensino Fundamental.

E aqui, aproveitamos para registrar o apoio das professoras Kandy Wirges (corpo e movimento), Isabela Martins (CAM) e Mariana Diniz (Língua Inglesa), em todas as apresentações realizadas pela Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.

Já nos dias 14 e 15 de dezembro, foram realizadas as cerimônias de passagem de ciclo do Ensino Fundamental.

Na cerimônia de passagem do 5º ano, no dia 14, a diretora Marie Yamasaki frisou a necessidade da união de todos para se fazer escola, pois a grande força da educação é transformar pessoas para transformar uma sociedade. A Coordenadora Michele Siciliano falou como o carregar em si a empatia, alteridade, conhecimento e a busca do novo, bem como o ato de dar as mãos e caminhar, são valores de "ser Maru eternamente". Em seguida, a marcante apresentação do Coral de Pais e as falas das professoras Bianca Alegretti e Roberta Vicco promoveram ainda mais momentos de alegria, amor e gratidão. No fechamento, a entrega dos tacapes aos estudantes simbolicamente trouxe o desejo que estes mantenham o espírito de resiliência e perseverança nos anos finais do ensino fundamental.

Em um verdadeiro rito de passagem para o ensino médio, a cerimônia do 9º ano, no dia 15 de dezembro, foi marcada pela leitura de cartas de agradecimento dos estudantes à escola, às famílias e aos amigos. Em sua fala, a coordenação pedagógica trouxe a preocupação e cuidado que teve com os alunos, pois muitos adoeceram emocionalmente em razão da falta de convívio social e interação durante o período de pandemia. Entre os discursos, não faltou o tradicional vídeo de retrospectiva produzido pelos estudantes, com as fotos tiradas durante do ensino fundamental e os momentos finais de despedida daqueles que seguirão o Ensino Médio em outras localidades.

E, para fechar a semana repleta de bons encontros, não poderia faltar a cerimônia de formatura do Terceirão de 2022.

Assim, no dia 16 de dezembro, nossos estudantes do terceiro ano do ensino médio encerraram seu ciclo da educação básica rumo à universidade. Para homenageá-los, a família de cada formando preparou uma exposição de fotos na entrada da escola, apresentando as memórias dos bons momentos vividos.

Ao abrir a cerimônia, o diretor Armando Tachibana agradeceu a convivência de longa data com os estudantes e frisou a eles que a escola estará sempre de portas abertas. Lembrando a história do astrônomo e físico Galileu Galilei, falou da importância dos estudantes colocarem ao mundo, e em prática, suas ideias e suas descobertas. O Coordenador Ronaldo Barreto, por sua vez, disse aos estudantes que o que nos sustem são as relações e que a escola é feita destes enlaces e não do sumário de livro. Também frisou que a vida vale a pena ser vivida, e que os estudantes devem ter sobre si mais a ideia de reparação do que de sentimento de culpa.

Na formatura os agradecimentos dos alunos foram além da tradicional leitura de cartas, com a apresentação de paródias musicais que trouxeram muita alegria e descontração. Por parte das famílias, textos relembrando todas as fases da educação dos filhos no colégio, a apresentação de um vídeo e o agradecimento especial por parte da família Binoto foram momentos ímpares e repletos de emoção.

Ao final, quando os estudantes começaram a cantar "A amizade", do grupo fundo de quintal, foram surpreendidos pelo som da percussão de alguns integrantes e ritmistas de escolas de samba, encabeçados pelo nosso querido William, funcionário da portaria colégio.

Parabéns Terceirão 2022! Sucesso nos novos caminhos a serem trilhados!

Assim, chegamos ao final de mais um ano de constituição da nossa história... E com vocês, da infância à fase adulta, continuamos a crer que tudo se constrói com ternura e sabedoria.

Feliz 2023!

Da Redação

Marupiara.Net

149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page