top of page

O impacto do Undoukai na trajetória do Terceirão!



Na manhã do dia 28 de outubro, encerraram-se as atividades do Undoukai realizadas pelo 3° ano do Ensino Médio. Para saber mais informações sobre a atividade pedagógica organizada pelo Terceirão, entrevistamos os gerentes Flora Cotrim, Gustavo Menezes, João Pedro Pioltini, Letícia Silva, Luana Monteiro e Muriel Latorre.

A atividade pedagógica, que teve a participação dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais, teve como objetivo a integração entre as turmas por meio de gincanas da cultura japonesa e o retorno das atividades no ambiente escolar.

(Equipe de Jornalismo - Educomunicação) O que é o Undoukai?

(João Pioltini e Gustavo Menezes) É um evento escolar que traz um conjunto de gincanas para crianças de 3 a 10 anos como forma de integração das diferentes turmas. Depois de passar por momentos difíceis na pandemia, a ideia era trazer novamente o espírito esportivo e o ambiente escolar de volta para as crianças.

(E. J. - E. ) O que o Undoukai representa para esse Terceiro Ano?


(João Pioltini e Gustavo Menezes) Representa a União, gerenciando e se aproximando de pessoas e experiências, acumulando vivências que farão parte da formação de todos alunos dentro e fora da escola.


(Flora Cotrim e Luana Monteiro) O fato do Bunkasai possivelmente não acontecer esse ano em seu formato tradicional entristeceu diversos alunos que tinham a vontade de fazer o evento acontecer, porém, o Undoukai será levado como um símbolo de gratidão à escola e toda cultura japonesa, além de uma despedida ao Colégio.


(E. J. - E. ) O que significa a #ReFlorescer?


(Letícia Silva e Muriel Latorre) Significa o recomeço do Terceiro Ano, com a finalidade de unir novamente a turma, estimular a criação de novos laços e trazer de volta as atividades do Undoukai à escola.


(E. J. - E. ) Por que as atividades foram feitas especificamente com os menores?


(Letícia Silva e Muriel Latorre) Nosso principal objetivo foi revisitar espaços ocupados no passado e trocar experiências com as crianças.


Além do Undokai, os alunos do 3° ano do Ensino Médio estão realizando o Bunkasai de uma maneira diferente, como uma ocupação na escola, para registrarem a marca e a história dessa turma no colégio. Nesta semana, já começaram a montar a árvore que faz parte desse projeto de encerramento, então fiquem ligados nas redes sociais do Maru para continuarem acompanhando todo o processo de realização!


Eduardo Mizuno e Lívia Mendonça

Estudantes do 2º ano EM / Equipe de Jornalismo Marupiara.Net




37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page