top of page

O que é Cultura e suas vertentes na região Centro-Oeste



Na semana do dia 14 de junho, Eleonora Mioto e Renata Molero, educadoras do Ensino Fundamental - Anos Finais (EF-AF), no Colégio Marupiara, foram entrevistadas sobre os projetos realizados neste mês da Cultura Contra a Fome, ação solidária conjunta com a celebração da cultura brasileira.

Nesse período, cada ciclo realiza pesquisas sobre uma região do nosso país. Com foco na região Centro-Oeste, alunos e alunas do EF-AF aprendem sobre sua cultura, costumes, ecossistema e danças.


(Equipe de Jornalismo - Educomunicação) Quais aspectos da região Centro-Oeste cada turma dos Anos Finais irá trabalhar?


(Eleonora Mioto e Renata Molero) Desde o início do projeto todas as turmas dos Anos Finais trabalham os mesmos temas, porém em diferentes momentos. Buscamos a origem e o conceito de cultura, que pode vir, por exemplo, de “cultivar a terra” e cuidar da mesma. Aproximamos esse conceito do cotidiano dos educandos na “terra Marupiara”, ao pensar em como habitamos juntos esse espaço. A origem da palavra “culto” pode referir-se a tradições de passagem de vida e morte, e no caso dos indígenas é um momento muito importante, quando eles se conectam novamente com a terra por meio do enterro do corpo na mesma. Ressignificar as heranças e valores de nossos ancestrais também é uma forma de cultura.

Nós, educadores, nos organizamos para aplicar igualmente as mesmas atividades e conteúdos para todas as turmas, entre as quais apresentamos algumas características geográficas da região, o impacto ambiental do agronegócio nas áreas florestais, tema que gerou discussões e diversas trocas de conhecimento entre os educandos, principalmente no 6º e 7º ano.

Discutimos também as sociedades indígenas da região Centro-Oeste e suas características, com uma visão mais crítica de como suas terras têm sido atacadas constantemente e são, por consequência, massacradas.

Também falamos sobre a diversidade cultural e a intensa imigração para a região, por exemplo, Brasília, nossa atual capital. E para complementar o conteúdo, assistimos ao documentário “Habitação Social - Projeto de um Brasil”, que retrata a arquitetura e o planejamento de Brasília.


(E. J. - E.) Como será a finalização desse projeto?


(E. M. e R. M.) Aplicamos diversas atividades no “Kahoot!”, uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos, estes geraram novas conversas entre os estudantes, trabalhando o senso crítico deles.

Com a orientação dos educadores de artes, os educandos estão produzindo colagens sobre a ilusão do agronegócio.

Encerramos com o evento do dia 26 de junho, em que os alunos poderão acompanhar a transmissão do evento junto com as suas famílias e compartilhar os aprendizados desenvolvidos semana a semana.


Quer saber mais? Acompanhe a hashtag #MaruContraFome e veja todas as atualizações sobre o evento.


Por Bruna Ginoza, Lívia Mendonça e Luiza Nogueira

Corrigido por Priscila Yamaguchi


Para Marupiara.Net



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page