top of page

O que é o NAS?



O Colégio Marupiara há alguns anos vem trazendo a proposta de formação de núcleos, constituído por encontros extracurriculares onde os alunos, com o direcionamento de um professor, exploram e aprofundam um assunto de seu interesse.

O Núcleo de Ação Social (NAS) foi um dos primeiros da escola, tendo início em 2010. A ideia do núcleo surgiu em 2006, a partir de um texto do livro didático de Inglês que falava sobre um bazar beneficente. Motivada pela proposta do material, a professora de Inglês, Cintia Castilho, junto com os seus alunos do 7° ano, seguiram com a ideia e fizeram um bazar na escola com uniformes usados.

O bazar foi um sucesso e deu o pontapé inicial para que, alguns anos depois, o NAS fosse inaugurado com o 1° Sábado Solidário, realizado em 2010. O propósito do evento era que todos transformassem seus diversos talentos em oficinas, cada uma no valor de dois reais aberta a participação de toda a comunidade escolar, assim o valor arrecadado com estas seria revertido para ajudar a aquisição de uma cadeira de rodas a um deficiente necessitado, e também a compra da passagem de um dos alunos da escola, viabilizando sua participação em um campeonato de tchoukball.

Então iniciou-se o principal propósito do NAS na escola: cuidar e ajudar o próximo sempre, ou, como diz a professora Cintia, ”Proporcionar aos estudantes a vivência da caridade, empatia e altruísmo”. Em dado momento só ser integrante do NAS não bastava para os alunos, era preciso “Ser NAS”, isto é, estar sempre atento às pessoas ao seu redor e ter proatividade para planejar ações que possam melhorar realidades. Portanto, ser NAS é estar motivado a alcançar a empatia, caridade e o altruísmo no dia a dia.

Com o passar dos anos, o núcleo cresceu exponencialmente e suas ações começaram a se expandir e se diversificar mais. Parcerias com instituições sociais foram criadas para que ocorressem doações constantes da comunidade Marupiara aos carentes atendidos nestes locais. A ação Univida, Lar de Nice, Instituto Pró + Vida (asilo) e a Casa de Celina são alguns exemplos.

Nos últimos anos o mundo passou por mudanças drásticas com a pandemia do COVID-19 e todos tivemos que nos reinventar, o mesmo aconteceu com o NAS. Neste ano de 2022, o professor de Biologia e Meio Ambiente, Everton Clovis também entrou para a coordenação do núcleo e, alicerçados nas diversas ações voltadas à sustentabilidade já realizadas pelo grupo, o Núcleo de Ação Social passou a ser chamado de Núcleo de Ação Socioambiental.

O propósito inicial do cuidado ao próximo foi mantido, mas agora acrescentamos o Meio Ambiente como necessidade de cuidado também, pois só é possível criar uma sociedade melhor se tivermos cidadãos mais conscientes, o que se busca criar com esta inovação no NAS.

O NAS atualmente encontra-se em constante movimento, sendo que mês passado (Maio/2022) foi muito agitado para o núcleo, em que várias arrecadações foram organizadas com sucesso. Os alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais, realizaram uma gincana de arrecadação de alimentos para a ação Univida, e a turma que mais trouxe doações foi o 6°A com 66kg de arroz e o 8°A com 230 pacotes de gelatina, premiados com uma aula de luta do professor Daniel (História).

A mesma competição foi feita com doações de produtos de higiene para o asilo Instituto Pró + Vida, desta vez com duas recompensas, um dia de gincanas esportivas e uma saída ao parque CERET. Em primeiro lugar ficou o 9º ano e, em segundo, o 1° ano do Ensino Médio, sendo que ao final foram arrecadados ao todo 132 produtos.

Com a nova vertente ambiental do núcleo também são arrecadados óleo e pilhas usadas, garrafas pet e cápsulas de café para que sejam reutilizados. O óleo pode ser transformado em sabão; as pilhas são encaminhadas para um descarte correto, onde são recicladas; uma mini horta será construída dentro das garrafas pet e as cápsulas de café podem virar vasos para a plantação de suculentas. Tudo isso desenvolvido pelos alunos participantes do NAS, junto com os professores coordenadores, em busca de soluções sustentáveis para que o meio ambiente seja menos prejudicado com o descarte inadequado desses materiais.

Diversas outras ações sustentáveis estão sendo desenvolvidas com o Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais durante as aulas de meio ambiente e o NAS está potencializando essas ação para a participação de todo o resto da comunidade escolar, para que, no futuro, segundo o professor Everton, “ a sustentabilidade seja uma prática diária na escola, um processo já interiorizado desde pequenos nos alunos do Marupiara”.

Em todas essas ações os alunos voluntários do Núcleo de Ação Socioambiental sempre relembram aos outros colegas a importância da empatia e do cuidado á todos, inclusive ao nosso planeta.

Por Isabela Castilho (2º ano EM) e Lívia Mendonça (3° ano EM)

Revisão de Priscila Yamaguchi

Para o Marupiara.Net


67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page