top of page

Região Centro-Oeste: Tema é abordado com estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais (EF-AF) 



O Colégio Marupiara, bem como o movimento #MaruContraFome, não para.


Na semana do dia 21 de junho, os professores Daniel Barros Corrêa (História), Nicolas Passeri (Matemática) e Morgana Siqueira (Artes) foram entrevistados pelas alunas Bruna Ginoza, Lívia Mendonça e Luiza Nogueira - 2° ano do Ensino Médio. O diálogo tinha como finalidade um maior entendimento dos projetos desenvolvidos pela região Centro-Oeste, no qual os professores em questão, juntamente com Manoel Lázaro (Geografia), estão abordando o tema com os alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais (EF-AF), em função do Dia da Cultura Brasileira.


No período que antecedeu a pandemia, o 7º ano costumava estudar as sociedades indígenas, em consequência das viagens de estudo. Portanto, este ano, com uma realidade diferente, o tema também está sendo retratado de forma que os conhecimentos são compartilhados com o 6º ano, visto que ambas turmas estão trabalhando em conjunto para que seja possível realizar mais este projeto.


Com foco na região Centro-Oeste, os estudantes se aprofundaram na cultura indígena a partir do Parque Nacional do Xingu. A reserva está localizada no Mato Grosso e surgiu na década de 1960. O local é uma resistência para manter o território livre da exploração, para que a vegetação seja preservada. Vale ressaltar que a proximidade política do parque, bem como o agronegócio, auxiliam o sucesso do projeto. Este tema por sua vez é discutido com as turmas do 8º e 9º ano e, além de aprenderem um pouco mais sobre a cultura do Brasil, têm o privilégio de interagir uns com os outros, mesmo que de forma remota.


Os educadores afirmam que algumas características geralmente encontradas em diferentes ciclos auxiliam o processo de escolha e divisão das vertentes do projeto. No 6º e 7º ano, os alunos costumam se posicionar de forma mais aberta e lúdica, o que permite outros olhares sobre assuntos polêmicos debatidos pela população como um todo, de forma que ressignifica o papel que os mesmos ocupam na sociedade. Já os alunos do 8º e 9º ano, entram com uma bagagem mais voltada ao conteúdo, com forte olhar crítico para a cultura e situação em que está inserido.


Contudo, o objetivo do projeto é conseguir compreender que a terra é de todos, e o cuidado e respeito com o próximo é ainda mais essencial. É sobre entender e conhecer a cultura sem invadir o local de fala de comunidades em que não estamos diretamente inseridos.


Todos esses estudos estão interligados com o Mês da Cultura Brasileira e o Maru Contra a Fome, evento que será transmitido no dia 26 de junho direto do Colégio Marupiara.


Quer saber mais? Acesse mwww.marupiara.net/marucontrafome, acompanhe a hashtag #MaruContraFome e veja todas as atualizações sobre o evento.



Por Laryssa Pfister (1° Ano EM), Vitor Americano, Vitória Ribeiro - 2° Ano EM

e Profª. Priscila Yamaguchi


Para Marupiara.Net


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page