top of page

Saúde Única: uma perspectiva integral



Junto à Pandemia, uma série de reflexões surgiram e novos costumes sociais foram adotados, modelando, assim, uma nova sociedade. Como consequência, era necessária uma reestruturação da sociedade como um todo na maneira de pensar, agir e interagir com o próximo. Com isso em mente, professoras e professores da área de Linguagens e Ciências da Natureza criaram o “Projetos Integradores: Saúde Única?”, logo abraçado pela comunidade Marupiara. O projeto perpassou todas as turmas do Ensino Fundamental - Anos Finais (EF-AF) até o Ensino Médio.

Tematizado pela pandemia da Covid-19 e tendo como eixo principal os textos jornalísticos, o projeto foi desenvolvido ao longo de quase um semestre. Semana a semana, novas reflexões e perspectivas foram apresentadas pelos professores, integrando aquilo que estava sendo trabalhado com a sua área de domínio.

No decorrer do projeto, foram abordados temas como a importância do SUS, a inteligência emocional na pandemia, a educação, o higienismo social, entre outros. Tais temas fizeram com que os alunos refletissem sobre a maneira que estão lidando com a pandemia, como a reestruturação da interação social vem nos afetando e o que poderemos extrair de bom desta situação.

Como atividade de encerramento, foi proposto para todas as turmas a produção de um folheto informativo com base em tudo que aprendemos durante esse projeto. Cada turma ficou responsável por um tema diferente, baseando-se nas experiências individuais e do grupo como um todo, fazendo com que cada folheto tivesse sua própria identidade, conforme as reflexões realizadas pelo grupo.

Confira abaixo os folhetos elaborados por cada turma: (EM) Folhetos de 1ºEM a 3ºEM.

Para os anos finais do Ensino Fundamental, aguarde lançamento em Agosto.


Por Eduardo Mizuno, Lucas Rigo e Vitor Costa

Revisado por Priscila Yamaguchi


Para o Marupiara.Net



102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page