top of page

Todos somos uma cultura contra a fome: O projeto que combina cultura e sociedade


Ilustração de Sandro Schutt - crianças indígenas trajadas para festas tradicionais.
Ilustração de Sandro Schutt - crianças indígenas trajadas para festas tradicionais.

Na semana do dia 07 de junho, Isabela Martins e Alessandra Mota, educadoras do Ensino Fundamental - Anos Iniciais (EFAI) do Colégio Marupiara desde a fundação da escola, foram entrevistadas sobre os projetos que estão sendo realizados neste mês da Cultura Contra a Fome, ação conjunta com a celebração da cultura brasileira.


Nesse período, cada ciclo realiza pesquisas sobre uma região no nosso país. Com foco na região Norte, alunos e alunas do EFAI aprendem sobre sua cultura, costumes, ecossistema, danças, etc, em um trabalho desenvolvido por meio do projeto de rodas de leitura, por exemplo, que são dirigidas pela professora Isabela.


(Equipe de Jornalismo - Educomunicação) Quais aspectos da região Norte cada turma dos Anos Iniciais irá trabalhar?


(Alessandra Mota e Isabela Martins) Começando pelo 2° ano, o foco é a educação nessa região. Por meio de lendas e do folclore regional, contamos a eles quais são os costumes e conhecimentos transmitidos de geração a geração por lá.

Para que a experiência fique mais rica, será realizado um encontro com um indígena da região, a fim de proporcionar uma troca cultural entre as crianças.


Já no 3° ano, o tema é a importância da floresta Amazônica para o mundo. Fizemos a leitura do livro, "Doutor Duverde Planeta paciente" da autora Lie Nobusa, por meio do qual tivemos a oportunidade de discutir desmatamento e continuamos ensinando à eles sobre a fauna e a flora do ambiente.


O 4° ano está com o projeto "Conhecendo os aspectos da região Norte através da dança". Começamos mostrando para eles o Carimbó, ritmo musical típico da região, e com foco na letra, deixamos que os alunos escolhessem as músicas que mais gostassem, para modificá-las e fazerem suas próprias paródias.


Para finalizar, o 5° ano trabalha os hábitos e costumes dos povos indígenas da região. Apresentamos aos alunos diferentes costumes, sotaques e culturas do Brasil, demonstrando a diversidade do nosso país. Outro aspecto trabalhado pela turma será a vacinação e sua importância, com a ajuda do professor de biologia do Ensino Médio, Everton Rodrigues.


(E. J. - E.) Como será a finalização desse projeto?


(A. M. e I. M.) Como cada turma tem seu próprio tema, cada um deles produzirá um material específico. O 2° ano, por exemplo, criará uma "Caixa da Cultura", com livros didáticos doados pelos próprios alunos, e serão enviados para as crianças do Norte.

Para sintetizar o conteúdo desenvolvido com os alunos do 3° ano, eles gravarão áudios explicando a importância da Amazônia para o mundo, que serão transmitidos posteriormente na nossa Web Rádio.


Os alunos do 4° ano farão paródias com as músicas do carimbó e gravaremos um vídeo de uma batalha de música entre eles. No dia 26 de junho, dia do evento, o 5° ano fará uma apresentação sobre os hábitos e costumes que foram descobertos durante este mês, além de cartazes com informações sobre "o que são vacinas e sua importância".


Todos esses projetos serão publicados nas redes sociais do Colégio Marupiara, com novas atualizações semanais para todos acompanharmos bem de perto cada trabalho.


Quer saber mais? Acesse marupiara.net/marucontrafome e acompanhe a hashtag #MaruContraFome e veja todas as atualizações sobre o evento.



Por Bruna Ginoza, Lívia Mendonça, Luiza Nogueira - 2° Ano EM

e Profª. Priscila Yamaguchi


Para Marupiara.Net



53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page