top of page

Projeto integrado de ciências e língua espanhola realizou confecção de castanholas


Estudante do 5º ano preparando a castanhola

Os estudantes do projeto Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, do 7° ano Ensino Fundamental, orientados pela professora de Ciências da Natureza, Renata Molero, realizaram uma oficina de confecção do instrumento musical "castanhola" com os alunos das turmas de 5° Ano A e G do Ensino Fundamental. O objetivo foi trabalhar a conscientização ambiental na prática, a partir de um dos modos de reutilizar e reciclar, "colocando a mão na massa".

Nas aulas do projeto, os estudantes debruçaram-se sobre a produção e o descarte de lixo, envolvendo-se em discussões sobre o descarte incorreto e seu impacto sobre o meio ambiente. Durante as atividades discutiram como colocar em prática a reciclagem, a qual foi aplicada no reaproveitamento dos materiais descartáveis como tampinhas plásticas e sobras de papelão.

Assim, em parceria com a professora de Espanhol, Talita Torres, decidiram por fazer o instrumento de percussão que há três milênios já era conhecido pelos fenícios, os quais difundiram o instrumento nas áreas do Mediterrâneo através do comércio marítimo, tornando-o um instrumento nacional em Andaluzia, no sul da Espanha.

A castanhola também é bastante popular em Portugal, onde há diversos modelos, como em vários outros países hispano-americanos, em que serve de acompanhamento rítmico para muitas danças folclóricas, como o flamenco.

Nossos estudantes adoraram este projeto, por isto, no ano que vem certamente continuaremos "colocando a mão na massa" para conscientizar a todos!

Texto de Talita Torres e Renata Molero

Revisado por Priscila Yamaguchi


Preparo de castanholas no Projeto Integrado - Fotos: Talita Torres

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page